10 de agosto de 2013

“Momentos Mágicos” de Rosa Bruinjé no Solar do Rosário, em Curitiba

A exposição abre neste domingo dia 11 de agosto, às 11 horas da manhã



Artista falecida em 2009, Rosa Bruinjé não se formou em nenhuma escola de belas artes, escapando, assim, das fórmulas e vícios de uma formação acadêmica. Iniciando seu aprendizado artístico em 1967, sob orientação de Luis Carlos de Andrade Lima, teve ainda, em épocas diferentes, aulas outros importante nomes da arte paranaense como Letícia Faria e Elvo Benito Damo.

Na Alemanha, em 1984, pode presenciar ali o auge do renascimento da pintura cuja repercussão logo se faz sentir em todo o mundo.
Esta retomada da pintura, com toda sua carga vitalista, energética e anti-autoritária se fez simultaneamente ao reexame das raízes expressionistas da arte alemã. E Rosa Bruinjé é, inquestionavelmente uma artista (Neo)expressionista, sendo, por vezes, agressiva, irônica e crítica na abordagem de seus temas, outras vezes, lírica e panteísta. Ou seja, ela parece transitar entre a agressividade gráfica dos artistas do Die Bruke e expansão colorida dos integrantes do Blaue Reiter, ou entre Kirschner e Franz Marc nos explica o crítico Frederico Morais.

Deixando uma grande coleção de obras, suas temáticas transitam entre o cotidiano de sua infância, momentos felizes da sua vida adulta, o universo feminino entre outro temas que são representados nas mulheres, homens e animais que “dialogam ou se atritam, expressando amor, raiva, alegria, o medo da morte, e a fragilidade do ser humano no seu relacionamento com o mundo. As vezes, as figuras se transformam em máscaras e monstros, ou aparecem esboçadas e ou grifadas no fundo da tela, sobre chapadas de cor pura, como se fossem aparições fantasmáticas, emanações inconscientes ou resíduos de memória” continua a explicação de Morais.

A exposição apresenta uma seleção de obras que merecem ser vistas e faz uma singela homenagem à essa grande artista que tanto nos presenteou com sua força de mulher e artista.

Serviço:
Exposição “Momentos Mágicos” da artista Rosa Bruinjé
Galeria de Arte Solar do Rosário
Abertura dia 11/08 às 11h da manhã
Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico
(41) 3225-6232
Entrada Gratuita
A exposição permanecerá até o dia 10 de setembro

Horário de visitação: de 2f a 6f das 10h às 19h30, sab das 10h às 13h e dom das 10h às 14h



Nenhum comentário:

Postar um comentário