8 de setembro de 2013

Lançamento: “Mosaico de Nacionalidades” analisa a imigração judaica no Brasil e mostra início da comunidade de Curitiba

Capa de fotógrafo desconhecido, provavelmente
na década de 30, de um baile de Carnaval
.
A obra reconstitui as trajetórias e o cotidiano dos imigrantes, desde o século XIX, ou dos judeus refugiados do nazifascismo. Dia 16, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba.

Fruto de um trabalho de pesquisa de 10 anos, a professora e historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro lança no início da noite de 16 de setembro (segunda-feira), na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, o livro “Brasil Judaico – Um Mosaico de Nacionalidades”. A obra aborda a imigração judaica para o Brasil desde as primeiras décadas do século XIX até os dias atuais e reconstitui as trajetórias e o cotidiano daqueles que, como imigrantes ou judeus refugiados do nazifascismo, fizeram do Brasil a sua pátria de acolhimento. Antecedendo o lançamento, haverá um bate-papo com a autora no Teatro Eva Herz, localizado na livraria.


O mais recente livro da série "Brasil Judaico" dá ênfase aos pioneiros da moderna imigração judaica que, desde o Brasil Imperial, lançaram as bases para edificação de comunidades judaicas em várias capitais brasileiras, entre as quais Curitiba. “Os primeiros judeus a se radicarem no Paraná”, revela Tucci Carneiro, “vieram da região da Galícia, ainda pertencente ao Império Austro-Húngaro, e desembarcaram em Santos em 1889. De lá, através de uma embarcação costeira, alcançavam o Porto de Paranaguá onde apanhavam um trem que, após atravessar a Serra do Mar, os deixava em Curitiba. Apesar das dificuldades iniciais, os pioneiros não desistiram”.
Por meio de memórias, documentação, e um vasto acervo iconográfico, a autora recupera a história das comunidades judaicas que se radicaram no país de Norte a Sul, reconstituindo, simbolicamente, o mosaico de nacionalidades que, ao longo dos séculos, foi sendo composto por judeus que escolheram o Brasil como opção de sobrevivência. “Venceram barreiras, algumas naturais e outras impostas pelo próprio homem, o que vem demonstrar que a concentração de várias comunidades judaicas no país é uma conquista do povo judeu no exílio”, conta a professora.
Sobre a autora
Maria Luiza Tucci Carneiro é historiadora da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Laboratório de Estudos Sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER). É autora de: "Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto"; "O Anti-semitismo na Era Vargas" (3 ed.); "Preconceito Racial em Portugal e Brasil Colônia" (3 ed); "O Veneno da Serpente: reflexões sobre antissemitismo no Brasil"; "Livros Proibidos, Ideias Malditas" (2 ed); "Judeus e Judaismo na Obra de Lasar Segall" (coautoria de Celso Lafer), entre outros. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1999, 2004 e 2011.

SERVIÇO:
Bate-papo e lançamento do livro “Brasil Judaico – Mosaico de Nacionalidades”
Autora: Maria Luiza Tucci Carneiro
Editora: Maayanot, SP. 2013
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura do Shopping Curitiba
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2300 - Centro - Curitiba – Pr
Data e horário: 16/9/2013 às 19 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário