19 de setembro de 2013

Manoel Carlos Karam é patrono 32ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR

Cadê o leitor? Evento percorre 21 cidades paranaenses em setembro, firmando-se como um dos maiores eventos do setor no Brasil. Confira a programação da sua cidade: http://www.sescpr.com.br/

“Todo sujeito guarda bem dentro de si um outro mundo possível. Pela leitura literária, esse anseio ganha corpo. É com esse universo secreto que a palavra literária quer travar sua conversa”.  Bartolomeu Campos de Queirósautor homenageado da edição.

Por: Mariana Sanchez

De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, cerca de 500 milhões de exemplares são impressos todo ano no país, que hoje está entre os dez maiores mercados editoriais do mundo. Mesmo assim, metade dos brasileiros com mais de cinco anos de idade afirmou à pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, não ter lido uma obra sequer no último trimestre. Afinal, onde estão os mais de 88 milhões de brasileiros que se declararam leitores, segundo a pesquisa? Cadê o leitor?
A pergunta está no centro da 32ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR, que acontece simultaneamente em 21 cidades do Paraná de 16 a 21 de setembro, consolidando-se com um dos mais grandiosos eventos de literatura do Brasil. O curador Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, conta que toda a programação foi pensada levando em conta a leitura e seus desdobramentos. Como exemplo, ele cita a palestra de abertura de  Affonso Romano de Sant’Anna, em torno da pergunta Cadê o leitor?, e o seminário O desafio de construir leitores, que reunirá renomados especialistas no assunto. “É fundamental ressaltar que um evento como a Semana Literária do Sesc PR tem em seu cerne — independentemente do tema proposto — a discussão e a preocupação com a formação de novos leitores”, afirma Pereira.
A escolha do autor homenageado da edição, Bartolomeu Campos de Queirós, não se deu ao acaso. Para o curador, “além de ser um autor já clássico da literatura infantojuvenil, Bartolomeu militou – na melhor acepção da palavra – como poucos pela valorização da literatura e pela formação de leitores”. Autor de mais de 40 obras e voz central do Movimento por um Brasil Literário, Bartolomeu disse, certa vez: “todo sujeito guarda bem dentro de si um outro mundo possível. Pela leitura literária, esse anseio ganha corpo. É com esse universo secreto que a palavra literária quer travar sua conversa”.
Novidades da edição

/www.facebook.com/pages/Manoel-Carlos-Karam
Este ano, pela primeira vez, o evento também contará com a figura de um patrono. O escolhido da edição foi o escritor Manoel Carlos Karam, falecido em 2007 e dono de uma obra singular na literatura brasileira. Entre seus livros, estão Comendo Bolacha Maria no Dia de São Nunca e Cebola, vencedor do Prêmio Cruz e Souza de 1995.
Outra novidade é a ampliação e fortalecimento da programação infantojuvenil. Serão dezenas de atividades, como encontros, oficinas e contações de histórias. “O leitor se forma ainda na infância, por isso investimos mais fortemente em ações focadas neste público, estimulando o hábito e criando necessidades”, explica a diretora de Educação e Cultura do Sesc PR, Marussia Santos. A programação artística do evento também foi incrementada este ano, com performances poéticas, concertos musicais, exposições e sessões de cinema, sempre com entrada franca.

Livrarias e editoras
Em Curitiba, a 32ª Semana Literária do Sesc PR mantém sua parceria com a Editora da Universidade Federal do Paraná, por meio da XI Feira Universitária do Livro Editora UFPR. Serão mais de 30 estandes de livrarias locais e editoras universitárias de todo o Brasil, comercializando títulos dos segmentos literário e acadêmico.
Para abrigar tudo isso, o evento praticamente dobrou de tamanho, ocupando um espaço ainda maior da praça Santos Andrade, no centro da capital paranaense. Nas demais cidades do Estado, a programação é sediada nas unidades do Sesc PR. “A demanda pelo evento aumentou, tanto de público, quanto de livrarias parceiras querendo fazer parte desta grande festa em torno do livro, da leitura e da literatura”, celebra Marussia Santos, que reforça o desejo do Sesc PR de, a cada edição, promover um evento cada vez mais interessante, diverso culturalmente e acessível à população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário