25 de outubro de 2013

AÇO EM HOSPITAIS E EDIFICAÇÕES PARA A SAÚDE

Evolução dos espaços hospitalares é o foco da nova edição da revista Arquitetura & Aço



A nova edição da revista Arquitetura & Aço mostra como os projetos para ambientes hospitalares precisam levar em consideração os diferentes tipos de atividades que são realizadas ao mesmo tempo durante o ano inteiro. Tendo como pontos principais o bem-estar dos pacientes, além do conforto das equipes médica, operacional e administrativa, e o processo evolutivo da medicina, as edificações na área da saúde pedem projetos flexíveis e passíveis de expansões.

Segundo Sérgio P. A. Reis, diretor da EMED Arquitetura Hospitalar, as edificações hospitalares têm características muito específicas. “São obras que, em geral, não admitem demolições, quando expansões se fazem necessárias. Por isso, a importância de buscar a flexibilidade e o uso de tecnologias industrializadas, sendo a construção em aço uma das soluções mais adequadas e eficientes nesse sentido”, completa Sergio.

O Fleury Medicina e Saúde, laboratório de análises clínicas, em São Paulo, por exemplo, substituiu as estruturas convencionais pelo sistema metálico em aço, reduzindo o risco de erros e, sobretudo, resolvendo o problema de falta de espaço no canteiro de obras. Já o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, no Rio de Janeiro, adotou o sistema modular em aço devido à urgente demanda da região. A construção de setenta unidades das Clínicas da Família, no Rio de Janeiro, e a nova unidade da Unimed, em Resende, também são obras viabilizadas com o uso do aço.

O projeto do Hospital Geral de São Carlos, de autoria do renomado arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, aproveita a ventilação natural com o uso de sheds, uma solução valorizada no trabalho deste profissional. A nova unidade do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte/MG, assinada pelo mestre Siegbert Zanettini, utiliza um conjunto de sistemas industrializados que minimizou os impactos ambientais da construção, característica marcante nos projetos do arquiteto.

Como exemplo internacional, o Centro de Medicina Regenerativa, na Califórnia, mostra as soluções e vantagens que a construção em aço pode oferecer aos projetos de edificações para área de saúde.

A Revista Arquitetura & Aço, publicação do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), já está disponível no site da entidade para download. O endereço é: http://www.cbca-acobrasil.org.br/revista-arquitetura-e-aco.php

Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) – www.cbca-acobrasil.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário