11 de outubro de 2013

Brasilidade no Espaço da Família, de Karol Boaventura, na Mostra Morar Mais Cuiabá

Todeschini participa da
Mostra Morar Mais 
com a nova Coleção Identidade que retrata o DNA da construção étnica do Brasil 

O novo padrão Cerrado foi usado como revestimento para duas, das quatro paredes. .Fotos: Bruno Oliveira
 

Entre os diversos ambientes expostos na conceituada edição cuiabana da Mostra Morar Mais, um se destaca pela harmoniosa combinação de cores, o Espaço da Família, assinado por Karol Boaventura.
Trabalhando a brasilidade da nova Coleção Identidade da Todeschini, que retrata o DNA da construção étnica do Brasil – índios, negros e portugueses – através da miscigenação de raças, culturas e cores originárias do nosso país, a arquiteta criou um amplo ambiente para a integração da família e dos amigos, unindo um confortável living para bate-papo a uma elegante sala de jantar.
Contrastando com o preto do teto, o novo padrão Cerrado foi usado como revestimento para duas, das quatro paredes. O tom madeirado permite a percepção de toque e proporciona uma experiência sensorial que vai além do estético, fazendo referência a um dos tradicionais biomas do país.
Apostando na beleza do aço enferrujado – mais conhecido como aço patinável ou aço corten – a desginer deu destaque ao Aço Cortain para a produção de nichos com revestimento interno.
A aparência pesada, amarelada e oxidada do aço, que representa a riqueza mineral do Brasil, surge novamente nos nichos de um amplo móvel desenvolvido de forma harmoniosa com outros nichos e armários em padrão Cerrado e armários e gavetas no Cajá Alto Brilho. A tecnologia utilizada para a pintura alto-brilho na Todeschini é pioneira no país e uma das grandes apostas da marca, pois consegue agregar características únicas que resultam no móvel mais brilhoso do mobiliário no Brasil.

Padrão Pinhão aplicado em um aparador Linha Maculelê. Com estilo vintage,  recebeu tamponamento Cerrado.

Reproduzindo as nuances encontradas nas sementes de araucária, com textura única e veios longos bem fechados sensíveis ao toque, o padrão Pinhão foi aplicado em um aparador e nos pés cônicos das mesas de centro e de lateral da Linha Maculelê. Com estilo vintage, elas recebem tamponamento Cerrado.
Na sala de jantar, a mesa criada também em Aço Cortain desenvolve várias funções. Além de ser o local das refeições, possui uma adega embutida, tem espaço para louças e, com design diferenciado, possui um rasgo onde estão dispostos vasos com temperos diversos. É composta, ainda, por um aparador acoplado em Cajá Alto Brilho, que pode servir de bar ou Buffet. “Segui a linha monocromática para quebrar um pouco a força do Cajá. O resultado disso é um ambiente mais sofisticado e elegante”, revela.
Para complementar o projeto, a designer apostou em adornos brancos, mesas laterais e de centro da linha Maculelê, com pés cônicos Pinhão e tamponamento Cerrado, muita tecnologia e automação, além de um projeto de iluminação cênica e fitas de leds nos nichos. “Os visitantes podem, ao entrar no ambiente, trabalhar a interatividade com a automação através do seu tablet ou smartphone, criando cenários luminotécnicos, controlando os áudios e a persiana”, conta.
No Espaço da Família há “espaço” também para uma homenagem a Cuiabá, com uma escultura flutuante, presa ao teto, de uma espinha de peixe ventrecha de Pacu, tradicional da região. “Quem criou a obra foi o arquiteto Vitor Hugo Barros, com madeiras de um canteiro de obra, ou seja, o lixo virou arte”, constata Karol Boaventura.
Respeitando o tema oficial da Mostra “Elegância e Sofisticação” e o conceito da Morar Mais, a designer trabalhou além da brasilidade e da tecnologia e inovação, quesitos como inclusão social, com telas da artista Rita Duarte, customização, com a escultura de espinha de peixe, vendas e sustentabilidade, através da utilização de produtos de empresas com selo ecológico, do piso a iluminação.
A Morar Mais acontece até o dia 13 de outubro, no Clube Esportivo Dom Bosco, em Cuiabá. A Mostra funciona de terça-feira a domingo, das 16h às 22h.
Sobre a Todeschini:
Uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, a Todeschini é patrocinadora nacional da Casa Cor em todo o Brasil. A empresa se destaca pelo desenvolvimento de mobiliário e complementos para ambientes personalizados, direcionados para residências, empresas e hotelaria.
Características como design, inovação e qualidade estão presentes em seus produtos que, alinhados com as principais tendências mundiais de arquitetura, estão presentes em mais de 200 lojas espalhadas no Brasil e exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário