25 de março de 2014

Espetáculo internacional "El HombreVenido de Ninguna Parte" abriu o Festival de Teatro de Curitiba

Nesta edição, o Festival de Teatro de Curitiba traz 34 espetáculos na Mostra e cerca de 400 no Fringe (leia matéria abaixo). Além da Mostra e do Fringe, o Festival de Curitiba inclui o Guritiba - programação teatral para crianças -, Gastronomix - a quermesse de alta gastronomia -, Mish Mash - a mostra de variedades - e o Risorama - o festival de stand up comedy. 
Veja mais: http://festivaldecuritiba.com.br/



“El Hombre Venido de Ninguna Parte” da companhia chilena La Gran Reyneta

Fotos divulgação

O mundo recriado em uma praça, um homem capaz de viajar no tempo, e uma história de descoberta. Estes três elementos compõem a narrativa fantástica de “El Hombre Venido de Ninguna Parte” (“O homem vindo de lugar nenhum lugar”), espetáculo aclamado pelo público de uma das mais importantes companhias de teatro do Chile, a GranReyneta, que chega ao Festival de Curitiba deste ano, dentro da Mostra SESI na Rua, depois de percorrer diversas cidades chilenas. Estas serão as primeiras apresentações da montagem fora de seu país.

Para dar vida à aventura fantástica do personagem central, o espetáculo traz atores, bailarinos, músicos e técnicos em uma composição cenográfica inventiva. Eles não só atuam, como também se dividem na movimentação do cenário e dos elementos que o compõem, como a capsula do tempo, que ganha diferentes formas durante a peça, e uma enorme mão mecânica de seis metros, conduzida por cinco pessoas que a articulam.Parte das ideias originais que dão forma ao espetáculo, a mão mecânica desempenha um importante papel na montagem, segundo o diretor, Mario Soto.

Fantástica e envolvente, a história de “El HombreVenindo de Ninguna Parte” cativa adultos e crianças. De acordo com Soto, todos os públicos que viram a montagem desfrutam experiências particulares. “As crianças se deslumbram com os efeitos especiais e a aventura que vive o protagonista. Os adultos, vivenciam outras camadas proposta pela obra, que fazem alusão às distintas etapas da vida e que dão a ela um caráter universal. O espetáculo é uma viagem mágica que encontra ressonância em qualquer pessoa e que atinge a todos com muita emoção”, revela.
Segundo o diretor, “El HombreVenino de Ninguna Parte”, criado a partir da ideia original de Luis Catalán e Pablo Sepúlveda (ambos no elenco), segue a tradição de espetáculos itinerantes da GranReyneta, que se desenvolve com base em um trabalho técnico arrojado e efeitos especiais que impressionam o público. Estas características fazem da companhia, criada em 2004 para recriar o espetáculo “Roman Photo”, da companhia francesa Royal de Luxe, uma das mais inovadoras do Chile, com mais de 400 apresentações na Europa e América Latina. Suas montagens têm grande impacto social e buscam recuperar espaços culturais públicos por meio de suas intervenções. A peça que trazem a Curitiba, no Festival de Curitiba, terá exibições em uma das principais praças centrais da cidade, a Santos Andrade.

EL HOMBRE VENIDO DE NINGUNA PARTE
FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA SESI NA RUA
Arena Sesi na Rua – Praça Santos Andrade
Dias 26 e 27 de março – 19h30
www.festivaldecuritiba.com.br

Ficha técnica:
La Grand Reyneta – El HombreVenido de Ninguna Parte (Santiago/CHI)
Direção: Mario Soto
Elenco: Francisca Gazitúa, Claudio Veja, Rodrigo Ortega, Pablo Sepúlveda, LuisCatalán, Gonzalo Mella e NoelaSalas
Música: Jorge Castro
Efeitos especiais: GranReyneta
Cenário: Haroldo Guidolin, Francisco Olguin, Diego Ahumada e GranReyneta
Figurino: GranReyneta, Carola Sandoval
Produção: GranReyneta
Co-produção: La GranReyneta – Fundación Teatro a Mil
Ideia original: Pablo Sepúlveda e LuisCatalán
Duração: 70 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário