11 de março de 2014

“Frida Kahlo - suas fotografias” entra em cartaz dia 17 de julho no Museu Oscar Niemeyer -MON, em Curitiba (PR).


Frida Kahlo, 16 de outubro de 1932.
 Foto: Guillermo Kahlo
.







“Sabia que o campo de b
atalha do sofrimento se refletia nos meus olhos. Desde então, comecei a encarar diretamente a objetiva, sem pestanejar, sem sorrir, decidida a mostrar que seria uma boa lutadora até ao fim.” 
Frida Kahlo


O Brasil vai receber pela primeira vez uma exposição inteira dedica a Frida Kahlo, com a curadoria de Pablo Ortiz.

A exposição estará repleta de registros fotográficos  da artista mexicana sozinha, com amigos e família, principalmente com o pintor Diego Rivera. As fotos que ilustram esta matéria são, em sua maioria do link https://www.facebook.com/fridakahloart


Com Diego Rivera, acima e abaixo com quem casou duas vezes
   








 1950. Crédito da foto: Guzman, Juan


                                                           Frida muito jovem



Texto de *Pablo Ortiz Monasterio

“Frida Kahlo sempre teve uma relação especial com o meio fotográfico. O seu pai, Guillermo Kahlo, e o seu avô materno eram fotógrafos profissionais. Desde pequena a fotografaram e, sobre a fotografia, Frida escreveu: “Sabia que o campo de batalha do sofrimento se refletia nos meus olhos. Desde então, comecei a encarar diretamente a objetiva, sem pestanejar, sem sorrir, decidida a mostrar que seria uma boa lutadora até ao fim.” Este arquivo é fruto da tenacidade de Frida, que o guardou, trabalhou e do qual desfrutou. Estão aqui as fotografias da artista e também muitas de Diego, que ela guardou. O acervo reflete de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua tormentosa vida: a família, o seu fascínio por Diego e os seus outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os índios e o passado pré-hispânico, tudo isto revestido da grande paixão que teve pelo México e pelos mexicanos.”  

 Pablo Ortiz Monasterio é reconhecido fotógrafo, historiador de fotografia no México e curador da mostra “Frida Kahlo – suas fotografias”, exposição repleta de registros fotográficos  da artista mexicana sozinha, com amigos e família. O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, é o primeiro e único museu brasileiro a abrigar tantos momentos essenciais do cotidiano de Frida Kahlo.


Sobre

Frida Kahlo é a mais famosa pintora latino-americana do século XX e importante figura da arte mexicana. Ele conheceu Pablo Picasso e André Breton, era amiga do revolucionário russo Leon Trotsky e do poeta Pablo Neruda. Em sua casa hospedava escritores, artistas, cineastas, médicos, políticos, fotógrafos. Diego Rivera, o mais famoso muralista mexicano e marido de Frida, descreveu assim: "Seu gênio [...] está na tela e na sua imagem. Definitivamente não há nenhum pintor vivo que pode fazer o que você faz... (tradução livre). Ver mais  http://www.museofridakahlo.org.mx/FridaKahlo/Biografia.aspx

  • Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón , pintora mexicana.


  • Nasceu: 6 de julho de 1907, Coyoacán, México

  • Morreu: 13 de julho de 1954, Coyoacán, México

  • CônjugeDiego Rivera (de 1940 a 1954), Diego Rivera (de 1929 a 1939)


  • Imagens e fontes dos links abaixo:

    http://www.museofridakahlo.org.mx/FridaKahlo/Biografia.aspx
    https://www.facebook.com/fridakahloart
    https://www.facebook.com/monmuseu
    https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeCuritiba/photos/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário