18 de abril de 2014

Vejam como fazer pêssankas na arte de Maurício Linécia, verdadeiros talismãs

O artesão Maurício Linécia, de Itaiópolis (SC) explica a tradição dos ovos decorados e seus simbolismos. É um belo vídeo.




Descendente de ucranianos, mora em Itaiópolis no Planalto Norte de Santa Catarina. Escritor de pêssankas há 17 anos. Já trabalhou como monitor da Oficina de pêssankas na Casa da Cultura de Itaiópolis no projeto de resgate cultural e realizou exposições  em nível regional, estadual e nacional, sempre representando sua etnia e divulgando a arte ucraniana de escrever em ovos, as  pêssankas.

A MILENAR ARTE UCRANIANA DE ESCRITA EM OVOS “PÊSSANKAS"   

Segundo Maurício Linécia, pêssankas são ovos escritos, amuletos repletos de profundo significado nos traços e cores que acompanham a cultura ucraniana há milênios. Seu aspecto místico possui significados que vem desde a era pagã (ligados a magia) até os nossos dias com uma releitura cristã ( Páscoa – Ressurreição). A princípio usados como oferenda aos deuses (era pagã) e depois como presente a pessoas queridas como demonstração de estima e afeto, ou seja é a materialização dos mais puros e positivos desejos.
http://mauriciolinecia.blogspot.com.br/ Veja o vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário