9 de maio de 2014

Carla Schwab e Eloir Amaro Júnior, unidos na vida e na arte, na exposição "O mundo do artista"

Na Fundação Mokiti Okada, em Curitiba, Carla e Eloir  mostram a sua visão muito particular do mundo; em um mesmo suporte - globos suspensos - cada um expressa, em suas diferentes técnicas, a percepção do universo. A exposição encerra no dia 08 de junho.


Universo tridimensional de Carla Schwab


                                     
                                                           Rendas & Arabescos

Carla Schwab é de Pelotas (RS) radicada em Curitiba (PR) é artista plástica graduada pela UFPel-RS. "Em suas obras pode-se observar características notórias de um universo vintage feminino. A construção de um último plano expressa arabescos, aguadas de cores, superfícies planas de luz ou simplesmente um "patch work" bidimensional que se unem por costuras,recortes vazados e tramas pictóricas circulares, que interagem sobrepostas e harmoniosamente com o fundo,ora em primeiro plano,ora em meros vestígios visuais".

O mundo de Eloir Amaro Júnior


Eloir Amaro Jr.  incorporou em seu trabalho as imagens sacras pintadas em vestes eslavas no interior das matryoszkas.



 Diz Eloir: "A reflexão e paz interior estão na forma das Matryoszkas, que significa "mamãezinha querida", uma referência a Maria, mãe da humanidade, onde de seu ventre sagrado nascem às imagens e também ao próprio ato de guardar uma matryoszka dentro da outra, nos remetendo a espiritualidade, a alma de cada ser.


A Iconofilia é uma veneração as imagens sacras pintadas inicialmente no mundo bizantino sobre madeira ou pele de animais e no mundo contemporâneo estão no campo bidimensional e em murais religiosos e se caracteriza pela fé e religiosidade em ícones, mantendo o respeito de não tocar nas imagens, recorrendo assim aos rushnyks, um pano de tecelagem bordada envolvendo o ícone, fitas coloridas, guirlandas de flores e rosários, que invocam o poder espiritual podendo ser tocado, e neste momento proferir orações.

Este ritual sagrado nos remete a introspecção e repeito a seres que aqui estiveram em sua vida humana e nos deixaram mensagens na forma de ensinamentos de amor, compreensão, paz, entre tantos outros que no cotidiano deixamos adormecidos, mas que estão em nossa essência.
Esta instalação artística em forma de globo, traduz o mundo devocional na cultura eslava da Ucrânia e Polônia."

Sobre a exposição
Exposição cultural em homenagem ao dia do Artista Plástico, 08 de maio, traz 16 artistas: Alani F. de Mello, Álvaro Wambier Junior, Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Janete Fernandes, Janete Mehl, Junior Postai, Katia Velo, Kézia Talisin, Oswaldo Fontoura Dias, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal, Waltraud Sekula e Wilma Vanessa Wambier.
A mostra é idealizada por Oswaldo Fontoura Dias, coordenador da exposição, cuja intenção é fazer uma reflexão sobre o papel que o Artista Plástico exerce nas questões inerentes ao dia a dia.

Serviço:
Local: Galeria de Arte da Fundação Mokiti Okada
Rua: Manoel Eufrásio, 1400 - Centro Cívico – Curitiba - PR
Visitação: De 08 de maio a 08 de junho de 2014
Horário: segunda à sexta das 9h às 20h
Sábados das 9h às 18h


Um comentário:

  1. Obrigada ,vc faz parte de nossa história. bjs sucesso hj e sempre.

    ResponderExcluir