30 de julho de 2014

PROJETO CULTURAL RESTAURA OBRAS CONTEMPORÂNEAS DO MAC

EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO: MAC UM ACERVO RESTAURADO. NA SALA THEODORO DE BONA ATÉ 31 DE AGOSTO, EM CURITIBA.



O Museu de Arte Contemporânea do Paraná está realizando a exposição: MAC UM ACERVO RESTAURADO na Sala Theodoro de Bona, desde a semana passada.
A exposição exibe ao público algumas das obras que foram restauradas pelo Projeto Cultural para Conservação e Restauração, projeto que teve sua execução ao longo de dois anos com a coordenação das restauradoras Jozele Penteado e Ângela Zampier e coordenação técnica de Maria Cecília Cavalcanti Germano.

Detalhe de uma obra restaurada (foto Alice Varajão).

Obra de J. Osório

Obra em papel de Isaura Pena


                                          Equipe de restauradoras

Este projeto foi elaborado e aprovado tendo como objetivo contemplar a restauração e conservação de 41 (quarenta e uma) obras contemporâneas; - todas do acervo do MAC PR, que foram totalmente recuperadas e retornaram para o Museu. Os trabalhos começaram em Fevereiro de 2012 e se encerram agora com a abertura da exposição e lançamento de catálogo. A abertura da mostra aconteceu no dia 24 de Julho, na Sala Theodoro de Bona, no MAC PR.


O Projeto Cultural - PROJETO CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE TELAS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORANEA DO PARANÁ foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel, da Baldo S.A. Comércio Indústria e Exportação e da Goemil S.A. Indústria de Produtos Alimentícios.

Tendo como principal objetivo, efetivar a Conservação e Restauração das obras que foram devidamente selecionadas e indicadas pela equipe técnica do Museu, conforme critério baseando-se no estado de conservação e importância da obra e artista, daí a necessidade e complexidade do restauro que durou 24 meses de realização das obras contemporâneas e em diferentes e distintos suportes (tais como: tela, madeira, papel, aglomerado, tecido, entre outros; - utilizando-se diversas técnicas e materiais).

Obra de Abraham Palatnik
Destaque especial para algumas obras que foram restauradas e já foram exibidas ao público em exposições montadas no Museu de Arte Contemporânea, entre elas as dos artistas Aldir Mendes de Souza, Antonio Manuel, Eleonora Fabre, Inácio Rodrigues e Oswaldo Lopes, bem como uma obra de Abraham Palatnik no MON; esta segue diretamente para o Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde será exibida. 

A equipe de restauradores está constituída por cinco profissionais
Jozele Penteado, Ângela Zampier, Maria Cecília Cavalcanti Germano, Allan Sostenis Hanke e Renata Domit.

Serviço: Exposição MAC UM ACERVO RESTAURADO
Sala Theodoro de Bona – MAC PR
Rua Desembargador Westphalen, 16 – Centro - Curitiba
Período de exposição: De 25 de Julho a 31 de Agosto, de terça a sexta-feira das 10 às 19h
Sábado, domingo e feriado das 10 às 16h – ENTRADA FRANCA.
Informações (41) 3323-5328 | 33235265 (setor educativo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário