5 de novembro de 2014

O melhor do design: começou nesta quarta-feira, em São Paulo, a 2a. edição do MADE – MERCADO, ARTE, DESIGN

Foto Marcelo Ferra

Entre os destaques, exposição e cenografia em homenagem à arquiteta Lina Bo Bardi (foto)  e presenças internacionais de Michael YoungSou Fujimoto, Jason Klimoski e Bethan Laura Wood


  DE 5 A 9 DE NOVEMBRO NO JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO







Com curadoria de Waldick Jatobá, realização W/Design, direção geral de produção de Katia Avillez, co-realização da CASA COR e patrocínio máster Bradesco Private Bank, a segunda edição da feira MADE – MERCADO, ARTE, DESIGN, será realizada entre os dias 05 e 09 de novembro no Jockey Club de São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento reúne as recentes criações do design, considerado arte, tanto de nomes consagrados internacionalmente como dos jovens designers brasileiros, atuantes num mercado que mostra-se crescente e em busca da aquisição do design de qualidade, das edições limitadas ou de peças únicas e autorais. Designers, arquitetos e galeristas ficarão em contato direto com colecionadores e entusiastas em um espaço panorâmico em torno de temas convergentes como arte, arquitetura, design urbano, projetos gráficos e artesanato.

Foto https://www.facebook.com/AtelierMarkoBrajovic

Nesta edição, o MADE une-se às comemorações do centenário de nascimento da arquiteta modernista Lina Bo Bardi, que nasceu na Itália, mas passou grande parte da vida no Brasil, onde contribuiu ricamente para a arquitetura e o design do país (entre alguns de seus famosos projetos estão o MASP, o Museu de Arte de São Paulo, e a Casa de Vidro, antiga residência que hoje abriga  a sede do Instituto Lina BO e P.M. Bardi, e o SESC Pompéia, também na capital paulista). Além de inspirar toda a cenografia do MADE – a cargo do Atelier Marko Brajovic sob o tema “Conceitos e Verdades de Lina” –, Lina Bo Bardi ganha uma exposição própria e inédita do histórico do seu trabalho e sobre seu olhar para a arte popular e para o artesanato brasileiro, que será apresentada no Lounge Bradesco Private Bank. O arquiteto Marcos Marcelino assinará, além da co-curadoria da exposição, toda a ambientação do espaço trazendo referências e inspirações dos interiores de Lino Bo Bardi. Maria Helena Estrada continua como consultora especial de conteúdo do evento.

Sou Fujimoto  (foto http://www.dezeen.com)
Entre os arquitetos e designers internacionais, MADE 2014 terá dois pavilhões temporários. O primeiro, assinado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto, que usará em seu pavilhão lâmpadas comuns para criar um grande tapete voador. Serão utilizadas aproximadamente 1.300 lâmpadas. Após o evento, as lâmpadas serão doadas para uma instituição de caridade escolhida pela organização do MADE. O segundo pavilhão será criado por Jason Klimoski, arquiteto americano pela primeira vez no país, do Studio KCA,que fará uma instalação com cerca de 10.000 garrafas de plástico de água. Ambos abordarão o tema da "Arquitetura Efêmera".

Bethan Laura Wood by © Antony Lyett

Une-se a eles também, com projetos desenvolvidos especialmente para o MADEBethan Laura Wood jovem referência do design inglês com uma exposição de sua nova coleção desenvolvida em madeira.

A obra de Bethan  no MADE - Mercado , Arte, Design 2014, em São Paulo 

Nesta edição, MADE homenageará o designer Michael Young – também inglês - como o DESIGNER DO ANO. Michael, que reside atualmente em Hong Kong, foi escolhido pela sua importante trajetória no mundo do design, por suas narrativas especiais e criações únicas. 
E as crianças ganham instalação especial para interagir com o design. É o “Erê-Lab”, um espaço de diversão e aprendizado, criado pelo Estúdio Roni Hirsch com materiais certificados e  reciclados. A ideia é unir pessoas, meio-ambiente, design art e urbano em um playground composto por uma casa na árvore moderna feita com madeira certificada e uma área de lazer composta por pedras de borracha de pneus reciclados, e um trepa-trepa em metal com sobras da indústria de construção civil, com o formato do sky-line da metrópole.
CONTEÚDO E ATRAÇÕES MADE 2014

EXPOSIÇÕES:
Lina Bo Bardi
Design Belga: o design contemporâneo da Bélgica estará presente no MADEdesta vez com uma exposição coletiva, nominada “Além do Modernismo (Beyound Modernism)  trazendo pela primeira vez ao Brasil peças dos estúdios de design Peter Donders, Kinetura (Barbara Van Biervliet & Xaveer Claerhout) e Carl de Smet/ Nounenon.
Artesol: sob o tema “Mãos Brasileiras”, a ARTESOL participa pela segunda vez do MADEexpondo  a raiz do artesanato brasileiro com peças vindas de várias comunidades assistidas pela instituição.
DIÁLOGOS - FÓRUM DE PALESTRAS
Mais do que apresentar as recentes produções do design high end e incentivar os negócios, a plataforma MADE tem como objetivo disseminar a educação e a cultura neste setor, através de palestras, fóruns e diálogos diários. No lounge aconchegante que será criado pelo designer de interiores Leo Di Caprio, de quinta à sábado, às 18h, serão realizados diálogos com referências nacionais e internacionais, entre eles Bethan Laura Wood, Jason Klimoski, Maria Helena Estrada e Giancarlo Latorraca  (Museu da Casa Brasileira).

SERVIÇO:
MADE – Mercado, Arte, Design
Data de abertura: 04 de novembro - terça-feira - (para convidados e imprensa) – das 16h às 22h


Entrada: R$ 30,00 (estudante e idoso paga meia)
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1.173 - São Paulo – SP

Mais informações sobre o MADE 2014www.mercadodeartedesign.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário