1 de dezembro de 2014

A arte e a responsabilidade sócio-ambiental na exposição "Minha Natureza", no MON, em Curitiba.

Eco Rendas, de Carla Scwab


Exposição Cultural “MINHA NATUREZA” no Museu Oscar Niemeyer traz obras de Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Oswaldo Fontoura Dias,
Suzana Lobo e Waltraud Sekula. Durante 45 dias, os artistas guardaram materiais descartáveis, resultado do consumo em suas  casas e que teriam como destino o lixo e transformaram em obras de arte.
Foram utilizados  embalagens e filtros de passar café, bulas de remédios, caixas de sucos, cones de tecidos, papelão, jornais e revistas, negativos fotográficos, e muito mais. Cada artista usou sua própria linguagem visual para transformar os objetos que virariam lixo em arte, com conceitos contemporâneos e sustentáveis. 

Leiam abaixo o texto de divulgação da exposição:

ARTE NO SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS
Nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2014, a COPEL- Companhia Paranaense de Energia realiza V Seminário Copel de Boas Práticas – Conscientização em questões de 
Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Cadeia de Valor, no Salão de 
Eventos do Museu Oscar Niemeyer, instalado no centro político de Curitiba e do Paraná, é um importante pólo de atração cultural, consagrado em nível nacional e internacional. Os eventos que acontecem no MON beneficiam-se do contexto e das atividades culturais ofertadas pela instituição, além da associação com a belíssima arquitetura de Oscar Niemeyer. 

MATRYOSZKAS VINOK- Eloir Jr.


INSTALAÇÃO ARTÍSTICA VINOK- Eloir Jr.

Instalação de OSWALDO FONTOURA DIAS.

Obra de SUZANA LOBO


VELHAS PAREDES, VELHAS HISTÓRIAS de Waltraud Sekula

VERSÃO DE IN, YANG de Felipe Sekula
Para este evento de importância sócio-ambiental, a comissão organizadora, incluiu como exemplo a manifestação artística, a exposição “MINHA NATUREZA” idealizada pelo artista 
Oswaldo Fontoura Dias. 
“A proposta desta mostra cultural é fazer uma reflexão sobre o consumo e o destino de embalagens e resíduos gerados pelo ser humano”, relata o idealizador da mostra, Oswaldo Fontoura Dias. 
Seis artistas, sendo eles Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Oswaldo Fontoura Dias,
Suzana Lobo e Waltraud Sekula, foram convidados a produzir obras com materiais acumulados por 45 dias e que seriam descartados. Dentre os materiais encontram-se; embalagens e filtros de passar café, bulas de remédios, caixas de sucos, cones de tecidos, papelões, jornais e revistas, negativos fotográficos, bandejas de isopor, disquetes e etc., desta forma, ao invés de irem para a natureza e meio ambiente, estes materiais se transformam em obras artísticas somatizando conceitos contemporâneos e sustentáveis dentro da linguagem visual de cada artista, um brinde, um mérito cultural e uma forma de devolvermos a natureza o que ela nos deu de uma maneira mais respeitável e civilizada através das obras destes artistas.

SERVIÇO:
Evento: Seminário de Sustentabilidade 2014 - COPEL
Exposição “MINHA NATUREZA”
Abertura: 03/12/2014 às 13 h
Período expositivo: 03 e 04/12/2014 
Local: Museu Oscar Niemeyer - Salão de Eventos
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
                Curitiba-PR
Telefone: 41 – 3350-4400
Entrada Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário