17 de março de 2015

“Retalhos de Gaudí” no Centro Cultural da Espanha em Curitiba

No próximo dia 20,  Cecifrance Aquino inaugura exposição em homenagem ao arquiteto catalão, Antoni Gaudí. As obras bidimensionais espelham em perfeitas composições pictóricas, as cerâmicasvitrais e rejuntes tão bem elaborados por Gaudí.
Com inspiração no  conjunto arquitetônico do Parque Güell de Barcelona, a arte policromática e rica em detalhes de Cecilfrance Aquino é apresentada em acrílicas sobre “canvas” .



Com curadoria de Eloir Jr. e orientação de Carla Schwab, a mostra conta com 12 obras contemporâneas sob a visão da artista em relação ao conjunto arquitetônico do Parque Güell idealizado por Antoni Gaudí. A culinária mediterrânea estará presente através de um coquetel especialíssimo preparado exclusivamente para o evento de cultura catalã, onde serão servidas as famosas e típicas Pantumacas com Jamón serrano regados a sangría.

Confira abaixo texto de Eloir Jr.
Sobre as obras:

"As envolventes margens da arte arquitetônica, natureza e urbanismo, resultam em referências e criações artísticas para Cecifrance Aquino, artista simbolista, que apresenta em continuidade de sua série “Retalhos de Gaudí”, uma vibrante, colorida e mosaicista pintura bidimensional apreciativa que homenageia o grande arquiteto catalão Antoni Gaudí através de sua grande obra, o Parque Güell no distrito de Gràcia em Barcelona, Espanha.
 A matéria plástica que ocupa os bidimensionais da artista espelha em perfeitas composições pictóricas, as cerâmicasvitrais e rejuntes tão bem elaborados por Gaudí neste parque urbano. Certamente se ele vivesse hoje, contemplaria com admiração esta ode artística em alusão aos seus monumentos que embelezam a metrópole catalã.
Na verdade este trabalho iniciou pela minha fixação no trabalho dele no parque Güell misturando restos de azulejos utilizados em obras da cidade na época. Essa mistura é que é fascinante!”, relata a artista.
Uma influência mourisca e mediterrânea na península ibérica ressalta a beleza da arte policromática e rica em detalhes que identificam bem as obras produzidas por Cecifrance Aquino, e nos fazem viajar há uma Barcelona histórica contada em “cacos” pictóricos nesta mostra cultural.
Em sua sensibilidade, a artista soube unir “Retalhos de Gaudí” em janelas visuais que constroem esta arquitetura plástica em acrílicas sobre “canvas” que ao observador figuram em harmonia artística, é o modernismo catalão contemporaneizado por Cecifrance Aquino.
Sobre a Artista
Cecifrance Aquino é carioca radicada em Curitiba que compartilhou sua arte ao longo destes anos em várias cidades brasileiras, como São Paulo e Salvador. Treinando sempre seu olhar para novidades e situações sui generis... Tendo seus trabalhos expostos nos principais espaços culturais da capital paranaense e em todo o Estado.  
Este olhar quase infantil de elementos cotidianos, a fariam naïf se não fossem os traços contemporâneos, que a literatura e a história da arte lhe conferem como estudiosa e artista antenada para as questões sociais e comportamentais do ser humano. A sua formação acadêmica permite a ela percorrer linguagens artísticas como a música, o teatro, a comunicação social, o design publicitário e a arte educação.
Cecifrance aproveita seu lado onírico e sensibilidade artística para criar cenários, arabescos, combinar cores e alegrar o olhar de quem aprecia suas obras.





SERVIÇO:
Exposição “Retalhos de Gaudí” de Cecifrance Aquino
Local: CENTRO CULTURAL DA ESPANHA
Endereço: Rua Dr. Faivre, 93 - Centro
Curitiba - Paraná - Brasil
Tel: (41) 3363-7747/(41)3264-9927

COQUETEL DE ABERTURA: 20 DE MARÇO ÀS 20H
VISITAÇÃO:  20/03 ÀS 23/05/2015
ENTRADA GRATUITA 
RESERVE SEU LUGAR PELO TEL (41) 3363-7747

Nenhum comentário:

Postar um comentário