17 de abril de 2015

Acervo de fotografias do MAC-PR em exposição, em Curitiba, com obras de 37 artistas da imagem

"A Fotografia no Acervo do MAC/PR" tem entrada franca e fica em cartaz até o dia 13 de setembro. Uma ótima oportunidade de ver obras de importantes fotógrafos brasileiros. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até 13 de setembro.

Na Mostra, uma sala especial é dedicada ao fotógrafo  
Macaxeira, recentemente falecido.
 Carlos Roberto Zanello de Aguiar, funcionário da Secretaria de Estado da Cultura desde 1980,  deixou uma vasta obra fotográfica, bastante voltada à cultura do Paraná.  Cinco trabalhos, doados por ele ao museu em 2013, estão sendo apresentados ao público. O livro Fandango do Paraná: Olhares, de Macaxeira também está em exposição. 

Cavaquinho, Julio Pereira, Rio Itimirim, Paranaguá -  Foto de Macaxeira

Está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) a exposição “A Fotografia no Acervo do MAC/PR”, que reúne trabalhos de diversos artistas brasileiros. 

A mostra permanece até 13 de setembro de 2015 e a entrada é gratuita.A fotografia passou a ser incorporada aos acervos de museus de arte no país há menos de 50 anos. No acervo do MAC/PR, as primeiras obras em fotografia registradas foram as dos artistas Eduardo Nascimento, Homenagem a Aloísio Magalhães, em 1987, e Rosane Schlögel, Releitura em vermelho, em 1988. Anos depois, nas edições seguintes do Salão Paranaense, passaram a ingressar as obras premiadas.


Obra de Vilma Slomp
“Esta mostra traz um importante acervo que incorpora diferentes aspectos da fotografia, como o retrato, a paisagem, o documentário, o registro e os tangenciamentos dela com as artes visuais”, destaca a diretora do MAC-PR, Lenora Pedroso.

Juliana Stein. Sem título, 2007. Fotografia 98,5 x 98,5 cm. 62° Salão Paranaense.

A exposição apresenta obras dos artistas Alexis Azevedo, Ana González, André Hauck, Caio Reisewitz, Daniel Acosta, Daniel Katz, Deise Marin, Dulce Osinski, Edílson Viriato, Eduardo Coimbra, Eduardo Nascimento, Eduardo Srur, Elaine Tedesco, Elisa Magalhães, Gleyce Cruz, Hélio Eudoro, Iolanda Gollo, Izabel Liviski, Jailton Moreira, João Urban, Juliana Stein, Karen Aune, Macaxeira, Marcelo Gobatto, Marga Puntel, Mercedes Barros, Nego Miranda, Orlando Azevedo, Pablo Lobato, Rachel Korman, Rodrigo Braga, Rogério Ghomes, Rosane Schlögel, Rossana Guimarães, Solange Venturi, Tânia Bloomfield, Vilma Slomp.

Confira o folder virtual da exposição, CLIQUE AQUI.

Serviço
A Fotografia no Acervo do MAC/PR
Período expositivo: de 16 de abril a 13 de setembro de 2015
Horário: Terça a sexta-feira: 10h às 19h | Sábado e domingo: 10h às 16h
Local: MAC-PR – Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Rua Desembargador Westphalen, 16 – Centro.
Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário