1 de abril de 2015

EXPOSIÇÃO “MINHAS RENDAS“ DE CARLA SCHWAB NO ESPAÇO CULTURAL DO HOSPITAL IPO


O mundo mágico e delicado de Carla Schwab é feito de rendas, filigranas "bordadas" em telas de material reciclado. Nesta mostra, a artista inaugura três  obras de sua nova série com inspiração em Henri Matisse.






"A construção de um último plano expressa arabescos, aguadas de cores, superfícies planas de luz ou simplesmente um "patchwork" bidimensional que se unem em recortes vazados e colados com tramas pictóricas circulares policromáticas, onde a artista utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê".






"Carla Schwab utiliza filtros de café usados, recortes de listas telefônicas, revistas usadas, tecidos, cola, verniz e tintas acrílicas, dão origem a sua criação sobre telas da reciclagem industrial de garrafas PET, sendo estes seus principais materiais, que interagem sobrepostos e harmoniosamente com o fundo, ora em primeiro plano, ora em meros vestígios visuais de suas rendas".




Curadoria Eloir Jr.
Ass.Curatorial: Kézia Talisin
Leia abaixo, texto de Eloir Jr.

SOBRE CARLA SCHWAB
"Pelotense-RS, radicada em Curitiba-PR é artista visual graduada pela UFPel-RS, Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul e Professora de Artes em estudos de materiais e técnicas de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário.


 
Em suas obras de teor contemporâneo-sustentáveis da Série Rendados, pode-se observar características notórias de um universo vintage feminino.
A construção de um último plano expressa arabescos, aguadas de cores, superfícies planas de luz ou simplesmente um "patchwork" bidimensional que se unem em recortes vazados e colados com tramas pictóricas circulares policromáticas, onde a artista utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê.
“Eu me inspiro nas lembranças e vivências, nas rendas executadas por minha mãe e avó”, relata a artista.
Filtros de café usados, recortes de listas telefônicas, revistas usadas, tecidos, cola, verniz e tintas acrílicas, dão origem a sua criação sobre telas da reciclagem industrial de garrafas PET, sendo estes seus principais materiais, que interagem sobrepostos e harmoniosamente com o fundo, ora em primeiro plano, ora em meros vestígios visuais de suas rendas.  Esta gama matérica reciclada e utilizada em suas obras exteriorizam sua preocupação com o bem estar do meio ambiente e conscientiza à ação social de cidadania.
Em sua atual produção está a criação digitalizada e impressa sobre painéis de vidro, onde a sílica funciona como matéria prima bidimensional para a impressão de seus trabalhos, tornando-os também em uma arte objeto, nos oferecendo uma enorme riqueza visual policromática e matérica.
Nesta mostra, a artista inaugura 03 obras de sua nova série com inspirações rendadas em Henri Matisse.
Suas obras participam das edições da Casa Cor Paraná sendo premiada como melhor trabalho relacionado com a sustentabilidade, Casa Cor de outros estados brasileiros, salões de arte com premiações, exposições coletivas e individuais. 
Possui acervos particulares nacional e internacional, tendo participado em 2011 em exposições por cidades francesas e em 2013 no Carrousel Du Louvre em Paris." 
                                                           
Serviço:
Exposição "Minhas Rendas"
De 13/03 à 13/06/2015
Horário Livre
Hospital IPO
Avenida República Argentina, 2069 - Água Verde
Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR

Entrada Franca

Um comentário:

  1. Querida amiga, obrigada pela divulgação e pelo carinho.bjs

    ResponderExcluir