9 de julho de 2015

Kézia Talisin em diálogo com Matisse

Até o dia 03 de agosto, o Quintana Café e Restaurante, em Curitiba, apresenta a exposição “Dialogando com Matisse”, assinada pela artista plástica Kézia Talisin, com curadoria de Eloir Jr. e da própria artista.  



"Nesta coletânea transcende os pincéis e tintas e incorpora-se na composição de recortes e colagens simbolistas em tranquila prosa com sua assinatura artística, as curvas em arabescos.  Decompor a identidade visual de Matisse, para criar uma nova proposta sobre tela através dos papéis recortados em figurações geométricas e de natureza morta, nos faz refletir sobre o tempo e a ação depositados em cada trabalho criado por Kézia Talisin."


Abaixo texto de Eloir Jr.
Artista Plástico/Curador

“Eu sinto através da cor”, assim Matisse define sua arte, usando a cor como principal elemento de suas telas e a utiliza na sua forma pura, sem nuances nem misturas. Neste diálogo pictórico, a artista Kézia Talisin apresenta sua nova série inspirada nos símbolos orgânicos do grande mestre fauvista.  



Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês que viveu entre os séculos XIX e XX, sendo considerado o grande representante do movimento artístico conhecido como Fauvismo.
"Dialogando com Matisse" é o resultado da pesquisa da artista com novas possibilidades que ultrapassam a esfera da pintura, seu gestual nesta coletânea transcende os pincéis e tintas e incorpora-se na composição de recortes e colagens simbolistas em tranquila prosa com sua assinatura artística, as curvas em arabescos.  Decompor a identidade visual de Matisse, para criar uma nova proposta sobre tela através dos papéis recortados em figurações geométricas e de natureza morta, nos faz refletir sobre o tempo e a ação depositados em cada trabalho criado por Kézia Talisin, pois o resultado reage de acordo com a materialidade contemporânea utilizada, em contraponto com a realidade proposta por Matisse nos XIX e XX, é preciso estar íntimo dela, tanto no purismo formal destas figurações, quanto na nova leitura de obra proposta pela artista, são ritmos e dinâmicas afinados com suas colagens oferecendo ao espectador uma nova visão e reflexão sobre as possibilidades da arte no século XXI.  
Henri Matisse é o próprio símbolo do estilo, não apenas por ter marcado um movimento estético da pintura, mas porque se manteve fiel até o fim, assim como Kézia Talisin mantém os fortes laços com seus arabescos em tudo que produz.

Fauvismo (do francês  fauvisme, oriundo de les fauves, "as feras") é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras.
Sobre a Artista:
Kézia Talisin, maringaense radicada em Curitiba desde o início da década de 1980, é artista visual pós graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC–PR.; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR; Planejamento e Organização de Eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Atualmente é monitora docente do Curso de materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário, turma Professora e Artista Visual Carla Schwab e assistente curatorial desde 2012 nas mostras do Grupo de arte contemporânea Art.Con e Óia Nóis, do qual participa desde sua fundação em 2008.
Em dezembro de 2012 a artista iniciou atividades em ateliê próprio instalado no bairro Bom Retiro em Curitiba - PR.
Em seu percurso artístico destacam-se acervos nacionais e internacionais e exposições coletivas, individuais, instalações artísticas e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Estado do Paraná e no Brasil e alguns países europeus, dentre eles, duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne.


SERVIÇO:


Exposição: “Dialogando com Matisse” de Kézia Talisin 
Visitação: De 24 de junho a 03 de agosto de 2015
Local: Quintana Café e Restaurante
Endereço: Av. Batel, 1440 – Batel – Curitiba – Paraná.
Aberto todos os dias, das 11h30 às 16 horas


Telefone: (41) 3078-6044.



Nenhum comentário:

Postar um comentário