25 de agosto de 2015

“ESCRITAS” DA ARTISTA PLÁSTICA DENISE ABUJAMRA EM EXPOSIÇÃO NO SOLAR DO ROSÁRIO


Conhecida pelo trabalho intenso e instigante, a artista plástica Denise Abujamra apresenta a mostra individual  “ESCRITAS”  até 06 de setembro, na Galeria de Arte Solar do Rosário, em Curitiba.



Obra da Série "Escritas", de 2015, de Denise Abujamra, em técnica mista sobre tela: exposição com olhar pessoal e, também, universal com abertura em 23 de agosto no Solar do Rosário. Foto : Paulo Cibin


 Entrega e intensidade são muito mais que palavras no vasto dicionário de recursos da artística plástica paranaense Denise Abujamra. São a essência de seu trabalho, como pode ser constatado em sua nova exposição individual – “ESCRITAS” – que abriu no dia  23 de agosto na Sala do Artista da Galeria de Arte do Solar do Rosário, onde a exposição ficará em cartaz até 06 de setembro. “ESCRITAS é verso puro”, define Denise Abujamra. “São palavras importantes, às vezes importunas, que teimam, denunciam, mas são veladas. O vermelho é a palavra em cor, que grita versos sussurrados”, define.

"O vermelho é a palavra em cor, que grita versos sussurrados”, diz a artista


A exposição amarra, com a costura coerente da palavra – tomada aqui como forma, como símbolo e imagem, e não apenas como texto discursivo –, uma década de trabalhos da artista. “As três obras mais antigas datam de 2004, da série Ruídos, em acrílica sobre tela 50x60 cm”, revela Denise Abujamra.   A exposição tem mais de 30 obras entre trabalhos de pintura (acrílica sobre tela), desenhos e nanquim. “A exposição dessas obras, que estão disponíveis para comercialização durante a exposição, parte de uma seleção muito cuidadosa, que contemplou mais de 50 trabalhos”, explica a artista plástica. A curadoria da exposição é assinada pelo artista plástico Edilson Viriato, com quem Denise Abujamra iniciou seu aprofundamento na área artística, no ano de 2003.
Simultaneamente à exposição, a artista plástica fará também o lançamento do catálogo ESCRITAS, com apresentação assinada pela artista plástica Uiara Bartira. “Nem caligráfica ou gráfica, mas num idioma pessoal e único, desenha cada letra como caracteres visuais codificados um a um, num idioma que não quer ser compreendido nem desvelado, e sim surpreendido”, diz Uiara Bartira a respeito de ESCRITAS em sua apresentação.

                Sobre Denise Abujamra
No trabalho de Denise Abujamra o estudo da psique humana e a arte se relacionam de maneira intrínseca. Psicóloga por formação, dedicada exclusivamente às artes plásticas desde 2010, ela atuou na área de psicologia clínica durante quase 30 anos. Em 1983, aos 23 anos de idade, se mudou para São Paulo, onde iniciou a trajetória como psicóloga clínica. Após 20 anos, entre análise pessoal, cursos, mestrado e doutorado, optou por redefinir uma busca que era também pessoal. O caminho escolhido foi a arte.
Hoje, vivendo em Curitiba, ela percebe esta como uma jornada natural, e inevitável. “Na nossa existência, caminhos se entrecruzam. Cada início é a continuidade do todo, mesmo que de forma diferente”, assinala.
O primeiro contato com a arte foi durante o extinto curso de Decoração na Escola Técnica Federal do Paraná (hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR ) em 1975, com os estudos, especialmente, da disciplina de História da Arte. O exercício clínico da psicologia deu vivência e alimento à vocação sensível e exploratória da artista, que em 2003 iniciou estudos em pintura no Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. Em outubro de 2014 ingressou no Atelier de Pintura Uiara Bartira, no Solar do Rosário, onde dá continuidade ao seu desenvolvimento artístico até os dias atuais, em paralelo às atividades com Edilson Viriato.
Denise Abujamra já participou de cinco exposições individuais – “ESCRITAS”  será a sexta. A primeira foi “Ciclo”, em 2008, na Casa João Turin, atualmente fechada para reformas, em Curitiba. Participou também de mostras coletivas no Brasil e na Europa. Encerrada a exposição “ESCRITAS” terá novamente suas obras expostas fora do país, em coletiva programada para setembro, na Espanha.
  
Serviço
Exposição Escritas – denise abujamra
Abertura: 23/8 – 11h às 14h
Em cartaz: 23/8 a 06/9
Horários: segunda à sexta-feira, 10h às 19h; sábados, 10h às 13h; domingos, 10h30 às 14h.
Local: Sala do Artista – Galeria de Arte Solar do Rosário
Endereço: Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco, Curitiba (PR) - Entrada Gratuita
Telefone: (41) 3225-6232

Nenhum comentário:

Postar um comentário